COMO TRABALHAR OS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO COM ALUNOS DM/DI.
Adaptação Curricular: Conhecer o aluno
• Clara percepção: O que ajuda? O que atrapalha? O que é funcional?
• Simbólico do DI é prejudicado (necessidade de material concreto e visual);
• Observação: interesse, desejo de aprender e maturação intelectual, social, emocional, física e
psicomotora.
COMO ALFABETIZAR O ALUNO COM DI.
Aquisição de fatos, conceitos e significados para distinção entre o real e imaginário;
• Coordenação viso-motora;
• Coordenação auditivo-motora;
• Discriminação e memorização visual;
• Leitura de imagens;
• Concentração;
• Discriminação auditiva;
• Maturidade emocional e social;
• Fatores físicos: controle motor geral. SERÁ QUE ESTE DI ESTÁ PRONTO?
COMO DEVO AVALIAR O ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL? DEVO ATRIBUIR NOTA? QUAL?
• Se houver currículo adaptado, o DM deve ser avaliado dentro do que foi proposto no mesmo (deve ser atribuída a menção, justificando-se com o relatório anexo);
• Não havendo adaptação, não há como justificar uma nota alta.
Educação Especial - PCOP Cintia Souza Borges de Carvalho