Esta atividade pode ser usada por crianças com Deficiência Intelectual e com Autistas. Uma Atividade para Alfabetização através dos Símbolos.
Características da Linguagem e da Fala
Inclusão: Deficiência Intelectual e Autismo
Imitação do bloco 4
Imitação do bloco 3
Imitação do bloco 2
Imitação do Bloco - Autismo
A importância da família para o Autista
Deficiência Intelectual, visual e autismo
Autismo
Autismo em Sala de Aula
No início da aula,
a transição de deixar o seu pai / cuidador para se tornar parte de seu grupo, é
uma forma estressante para criança com autismo.Dica para os professores -
deixar pronto todos os materiais e inciar com o brinquedo preferido da criança
ou atividades que são fáceis de fazer.
-Pergunte ao pai/ cuidador antes do início das
aulas que atividades favoritas dos seus filhos são, e encontrar uma maneira de
trabalhá-las neste momento de transição.
-Materiais como: papel machê, cola, tintas de dedo, massinha,
argila, etc, pode causar a criança a ter uma resposta negativa. Incentivar o
uso de ferramentas (pincel, trincha ou luvas) para as crianças super
sensiveis ao toque.Planejar as atividades e estar ciente de certas
modificações.
-O aluno que têm um fascínio com os brinquedos de
transporte (carro,trem).Propor uma atividade pintura ou modelagem com eles.
-As pistas visuais (objetos concretos,
fotos) são muito importantes.O ambiente deve ter uma imagem explicando o seu
uso e finalidade.
-Coloque imagens em embalagens de itens do que
pertence no recipiente. Coloque essas mesmas imagens nas prateleiras onde os
recipientes sejam mantidos. Isso é muito reconfortante e acolhedor para uma
criança com autismo.
-Ordem e previsibilidade são muito importantes.
Essas pistas visuais ajudá-los a prever os efeitos do seu ambiente, e remover o
medo do desconhecido. Além disso, a utilização de um programa de imagem ou o
nome da criança gravado (mesa, hora da roda e nos materiais)
-Mais uma vez, a previsibilidade ajuda a criança
com autismo funcionam suavemente e sem medo e stress. Quanto mais você pode
informar a criança com autismo sobre seu ambiente e que vai acontecer a seguir,
mais sucesso você terá comportamentalmente.
-Ambiente tranquilo (um cantinho com um
tapete no chão, uma cadeira puff ou uma cadeira de balanço para sentar. Criar
um espaço maravilhoso para a criança mais agitada acalmar.
- Muitas pessoas com autismo têm dificuldade em
filtrar ruídos estranhos. Usando um tapete no chão, vai ajudar a minimizar
estes sons.
-Evitar vários cartazes, brinquedos, e outros estimulos. As crianças com
autismo, são completamente distraído por estímulo visual. Um educador sábio,
que quer a atenção de seus alunos, irá evitar nas paredes vários cartazes.
-Incentivar a ajuda na limpeza e organizar o
ambiente é uma ótima maneira para a criança com problemas de integração
sensorial para usar seus músculos grandes. Fazer estas crianças para
transportar cadeiras pesadas ou livros ajuda a organizar seu cérebro e também
tem um efeito calmante sobre o sistema nervoso.
-Deixar o aluno com autismo ser ajudante na sala de
aula. Isso lhes dará mais oportunidades para o movimento que muitas destas
crianças anseiam.Carregar os materiais, apagar o quadro-negro, lavar mesa,
organizar os brinquedos são algumas idéias.
-Nunca punir uma criança com autismo que procura
movimento, tirando um recreio ao ar livre. Isso só vai aumentar a inquietação e
explosões.
-Para as atividades de círculo e de grupo, tentar
fornecer puff ou tapete individual, para que o aluno com autismo entende que
sua posição é no espaço. Isto proporciona-lhe um limite físico.
-Preparar e organizar o ambiente e os materiais de
acordo com nível intelectual da criança com autismo.
O autismo é considerado uma disfunção global no
desenvolvimento do indivíduo, que reflete com a alteração comportamental,
afetando a sua capacidade de estabelecer relacionamentos, de se comunicar, de
responder ao ambiente de maneira apropriada, ou seja, segundo os padrões tidos
como normais, no entanto uma das caracteristicas do autismo é a variedade de
níveis de intensidade em que essas alterações se manifestam em cada paciente,
algumas vezes se salientando o aspecto social e em outros o aspecto cognitivo.
O autismo se caracteriza pela grande variedade de
manifestações e os diferentes niveis dessas manifestações, que se caracteriza
basicamente por alterações nos padrões de
relacionamento, de comunicação e de comportamento,além de que algumas
pessoas com autismo apresentam a fala e a inteligencia preservadas enquanto
outros apresentam graves problemas no desenvolvimento da sua linguagem. Em
alguns pacientes o autismo pode se maniestar através de comportamentos
restritos e com padrões rígidos, enquanto outros parecem distantes e fechados
em sí mesmos.
No entanto muitos ainda conseguem manter uma vida
social, dentro de suas restrições. As diversas variações da sintomologia do
autismo são designadas como espectro autista, em virtude da imensa gama de
possibilidades e associações de sintomas e manifestações. Alguns mitos que
definem autistas como crianças que vivem exlusivamente em seu mundo, não
brincam e não interagem com outras crianças não são verdadeiros, pois essas
caracteristicas podem se manifestar em niveis diferentes.
Característica do AUTISMO
- não estabelece contato com olhos
- parece surdo,mas não é (ás vezes não responde
quando é chamado)
- pode começar a desenvolver a linguagem mas
repentinamente isso é completamente interrompido sem retorno
- age como se não tomasse conhecimento do que
acontece com os outros
- apresenta certos gestos imotivados como balançar
as mãos ou balançar-se(estereotipias)
- cheira ou lambe os brinquedos
- hipersensibilidade dos alimentos (não aceita
alimentos texturas diferentes)
- hipersensibilidade tátil,oral e/ou auditiva
- dificuldade expressões de
sentimentos de alegria e tristeza
- alterações comportamentais com a mudança de
rotina (ambientes diferentes, férias escolares e outros)
- movimentos repetitivos. Existem frequentemente
ligações a objetos estranhos, como, por exemplo, a uma tira de borracha. Estão
presentes estereotipias motoras como bater palmas,movimentos peculiares das
mãos, dedos e cabeça ou balanceamento de todo o corpo.
- crises de choro e grito sem motivo aparente.(alterações comportamentais)
- crises de choro e grito sem motivo aparente.(alterações comportamentais)
-mania ou fixações por certos objetos(carros,
trens, caminhão, dinossauros)
- fala repetitiva ou Ecolalia
- fixações por objetos que giram( como rodas e
ventilador)
- Alterações de humor, por exemplo: risadas ou
choro sem motivo aparente, ausência de reações emocionais, ansiedade e tensão
generalizadas.
CRITÉRIOS PARA DIAGNÓSTICO DO AUTISMO
(DSM-IV)
Um total de seis (ou mais) itens de (1), (2) e (3), com pelo menos dois de (1) e um de cada de (2) e (3).
1) Comprometimento qualitativo na interação social, amplo e persistente, manifestado por pelo menos dois dos seguintes itens:
· destacada diminuição no uso de comportamentos não-verbais múltiplos,tais como contato ocular, expressão facial, postura corporal e gestos para lidar com a interação social.
· falha no desenvolvimento de relações interpessoais apropriadas à idade.
· ausência da busca espontânea em compartilhar divertimentos,interesses ou realizações com outras pessoas.
· falta de reciprocidade social ou emocional.
2) Prejuízo qualitativo na comunicação, marcante e persistente,manifestado por pelo menos um dos seguintes itens:
· atraso ou ausência total do desenvolvimento da linguagem oral, sem ocorrência de tentativas de compensação através de modos alternativos de comunicação, tais como gestos ou mímicas.
· em indivíduos com fala normal, destacada diminuição da habilidade de iniciar ou manter diálogo.
· linguagem estereotipada, repetitiva ou idiossincrática.
· ausência de jogos ou brincadeiras de imitação social variados e espontâneos de acordo com a idade.
3) Padrões restritos, repetitivos e estereotipados de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por pelo menos um dos seguintes itens:
· obsessão por um ou mais padrões estereotipados e restritos de interesse que seja anormal tanto em intensidade quanto em foco.
· adesão aparentemente inflexível a rotinas ou rituais específicos e não funcionais.
· maneirismos motores estereotipados e repetitivos.
· preocupação persistente com partes dos objetos.
Atraso ou funcionamento anormal em
pelo menos uma das seguintes áreas,com início antes dos três anos de idade:
· interação social.
· linguagem usada na comunicação social.
· Ação simbólica ou imaginativa.
· interação social.
· linguagem usada na comunicação social.
· Ação simbólica ou imaginativa.
·
Em todas as brincadeiras, os olhos do adulto
deverão estar no mesmo nível do olhar da criança.
·
“Vou pegar você” - brincar de “pegar”, fazer
cócegas, abraçar. Repetir várias vezes e parar. Se a criança , de alguma forma,
pedir que o adulto repita a brincadeira, o adulto deve repetir.
·
Imitar a ação da criança , usando dois brinquedos
iguais (carros, chocalhos, objetos que rolem) . No início, fazer o movimento ao
mesmo tempo que a criança, depois em turnos.
·
Soprar bolas de sabão
·
Pião – demonstrar para a criança, repetir, parar,
esperar que ela peça por mais. No início, aceitar qualquer tentativa de
comunicação.
·
Brinquedos com sons / luzes – deixar a criança
explorar, depois brincar com ela, em turnos.
·
Fantoches de animais – o adulto deve fazer uma voz
diferente; imitar o som do animal; dizer o nome do animal. O fantoche beija a
criança, abraça, se esconde, dá tchau, bate palmas.
·
Músicas - aproveitar o interesse da criança e
dançar com ela, segurando suas mãos, pulando, balançando, imitando os
movimentos dela ( se a criança mais tarde imitar os seus, ótimo !).
·
Bola – jogar ou rolar para a criança e ensiná-la a
jogar/ rolar a bola de volta (talvez sejam necessários dois adultos) . Quando
ela souber jogar para outra pessoa, jogar outros brinquedos, como carrinhos.
·
Livro - mostrar figuras , apontando para a figura e
para a criança, sucessivamente.
·
Surpresa! – coloque vários objetos/ brinquedos num
saco e ao retirá-los, exagere a surpresa. Quando a criança se interessar, ela e
o adulto retiram em turnos.
·
Surpresa! 2 - esconda objetos/brinquedos pela casa
e procure-os com a criança. Quando encontrá-los, exagere a surpresa.
·
Imitar a criança em brincadeiras menos óbvias (
aqui também são necessários dois objetos ) : falar ao telefone, colocar o boné,
colocar um objeto na cabeça, pentear o cabelo, brincar de “comidinha”etc.
·
Brincar com bonecos – dar comida, banho, pentear,
colocar para dormir, sentar na cadeira, entrar na casa, sair etc.
UM SENTIDO POUCO CONHECIDO - PROPRIOCEPÇÃO
A maioria das crianças aprende que temos cinco sentidos:
visão, audição, olfato, tato e gustação. Há entretanto outros sentidos muito importantes que não estão incluidos nesta lista.
Consciência da posição do corpo, ou “propriocepção” é um desses sentidos.
Propriocepção é o sentido que faz com que nosso cérebro desenvolva um mapa interno do corpo de modo que possamos fazer atividades sem precisar monitorar tudo visualmente o tempo todo. A maioria das pessoas ignora a existência desse sentido. Isso é um problema particularmente sério quando ele não funciona bem. Se nem ao menos temos consciência de que o sentido existe, é muito difícil entender problemas relacionados a ele.
Assim como nossos olhos e ouvidos mandam informação sobre o que vemos e ouvimos para o cérebro, partes dos nossos músculos e articulações percebem a posição do nosso corpo e mandam essa informação para o cérebro. Dependemos dessa informação para saber exatamente onde as partes do nosso corpo estão e para planejar movimentos.
Quando o sentido de propriocepção funciona bem, constantemente fazemos ajustes automáticos em nossa posição. Este sentido nos ajuda a manter posição adequada em uma cadeira, segurar utensílios tais como uma caneta ou garfo de maneira adequada, julgar como manobrar no espaço de modo a não bater nas coisas, a que distância temos de estar das pessoas para não ficar perto demais, quanta pressão colocar para evitar quebrar um lápis ou um brinquedo e a mudar as ações que não foram bem sucedidas tais como jogar uma bola em um alvo.
Como a propriocepção nos ajuda com funções tão básicas, um problema nesse sistema pode nos causar bastante dificuldade. O que geralmente acontece é que a criança tem de prestar atenção em coisas que deveriam acontecer automaticamente. Também pode ter de usar visão para “descobrir” como fazer os ajustes. Isso pode necessitar muita energia. A criança pode se sentir desajeitada, frustrada e até sentir medo em algumas situações. Por exemplo, pode ser muito assustador descer escadas se você não sabe onde estão os seus pés.
O sistema proprioceptivo é ativado através de atividades de puxar/empurrar, pular e atividades que envolvem peso e pressão firme ou toque profundo.
Estes são alguns exemplos de atividades proprioceptivas. Elas podem ser úteis para ajudar seu filho a se conscientizar mais da posição de seu corpo e se tornar mais calmo e organizado.
-Deixe a criança ajudar em “trabalho pesado” tal como carregar compras, carregar a cesta de roupa suja, levar o lixo para fora.
- Brinque de “acampar” e ponha saquinhos de arroz e feijão na mochila da criança. Finja que está subindo montanhas e pulando de rochas no parque ou no quintal.
- Faça um “sanduiche” de seu filho entre as almofadas do sofá. Adicione pressão fingindo por pickles, maionese.
- Faça com que a criança feche os olhos e sinta onde estão suas pernas, mãos, etc. Pergunte se estão para cima ou para baixo. Tente fazer com que assuma várias posições sem olhar, tal como rolar-se como uma bola, tocar seu nariz, fazer um círculo com seus braços e fazer um X com braços e pernas.
-Faça uma massagem suave mas firme
Autismo e Integração Sensorial parte 1
Todos
experiências sensoriais (ver, ouvir, sentir, tocar, cheirar, movimentar
e saborear um alimento) em alguns momentos da sua vida podem ser
agradáveis ou desagradáveis para as crianças com espectro autista.
Algumas experiências sensoriais que podem tornar a vida intolerável por um tempo como o barulho das unhas arranhando um quadro-negro, etiquetas ou tecidos ásperos das roupas, luzes brilhantes, ou alimentos muito frios e pastosos.
Cada criança tem sua própria lista individualidade de sensações particularmente intolerável. Não há duas listas de pessoas idênticas.
Por exemplo, algumas pessoas têm dificuldade para dormir com a televisão ligada ao fundo, enquanto as outras pessoas acham que os ruídos TV ajuda dormir mais rápido. Uma pessoa pode assustar com o som (liquidificador, enceradeira ou secador de cabelo), enquanto outro pode até não perceber o som. Algumas pessoas gostam de um toque muito leve em sua pele, enquanto outros sentem cócegas e não podem tolerar ser tocada.(não gosta de abraçar ou beijar).
Algumas experiências sensoriais que podem tornar a vida intolerável por um tempo como o barulho das unhas arranhando um quadro-negro, etiquetas ou tecidos ásperos das roupas, luzes brilhantes, ou alimentos muito frios e pastosos.
Cada criança tem sua própria lista individualidade de sensações particularmente intolerável. Não há duas listas de pessoas idênticas.
Por exemplo, algumas pessoas têm dificuldade para dormir com a televisão ligada ao fundo, enquanto as outras pessoas acham que os ruídos TV ajuda dormir mais rápido. Uma pessoa pode assustar com o som (liquidificador, enceradeira ou secador de cabelo), enquanto outro pode até não perceber o som. Algumas pessoas gostam de um toque muito leve em sua pele, enquanto outros sentem cócegas e não podem tolerar ser tocada.(não gosta de abraçar ou beijar).
Extremas
questões sensoriais são muito comuns no autismo. Algumas crianças autistas não
conseguem tolerar os sons ou abraços, enquanto a outra é indiferente aos sons e
abraços. Uma criança autista pode ter uma reação explosiva e exagerada a
barulhos altos, enquanto a outra não reage a todos.
As crianças autistas com problemas sensoriais têm dificuldade em filtrar a entrada sensorial. Seu sistema nervoso apresenta dificuldade no processamento sensorial (interpretar e organizar as informações sensorias vindas do seu próprio corpo ou do ambiente)
As crianças autistas com problemas sensoriais têm dificuldade em filtrar a entrada sensorial. Seu sistema nervoso apresenta dificuldade no processamento sensorial (interpretar e organizar as informações sensorias vindas do seu próprio corpo ou do ambiente)
Atividades
de Integração Sensorial para crianças autistas ajuda a melhorar
o procesamento sensorial principalmente modulação sensorial. A
auto-regulação dos estimulos como uma diminuição ou ampliação da
intensidade que as crianças recebem podem alterar o comportamento.
As crianças autistas hiperativo diante estimulos sensoriais apresentam alterações comportamentais como( agitação, choro sem motivo, irritabilidade, movimentos estereotipados excessivos ou agressividade) .
As crianças autistas hiperativo diante estimulos sensoriais apresentam alterações comportamentais como( agitação, choro sem motivo, irritabilidade, movimentos estereotipados excessivos ou agressividade) .
Crianças autistas hipoativo diante os estimulos sensoriais
apresentam comportamento passividade, sem reação aos estimulos externos e
pouca resposta para estimulos como toque, movimento, sons.
Uma Terapeuta
Ocupacional especialista abordagem de Integração Sensorial pode ajudar as
crianças autistas diante dos estimulos sensoriais como ensinar exercícios
alternativos e estruturado que atendam às suas necessidades sensoriais, ao mesmo
tempo ajudá-los a permanecer dentro dos limites aceitáveis socialmente.
A
teoria de abordagem neurocomportamental de Integração Sensorial nas crianças
autistas, tem a função de facilitar a atenção, comunicação, socialização e
diminuir os movimentos estereotipados.
Dicas de Atividades Sensoriais parte 2
Caixa com feijão e brinquedos
pequenos e emborrachados
Caixa com macarrão e
brinquedos como carrinho,panelinha.
Dica de Brincadeira lavar as pedrinhas para
colocar no vaso de plantas
Nas
crianças com defensividade tátil, incorporar gradativamente uma variedade de
experiências táteis no brincar. Geralmente será mais fácil para a criança
iniciar o brincar ela mesma de preferência a ter sensações novas ou
potencialmente ameaçadoras impostas. Demonstre em você mesma e faça-o
divertido. Incorpore faz-de conta.
Jogar bola é uma atividade divertida. A bola
ajuda a criança desenvolver habilidades usar duas mãos juntas para pegar a bola
(integração bilateral) e planejamento motor
Pegar a bola com as duas mãos juntas;
invente jogos diferentes.
Jogar basquete usando
um cesto ou balde como alvo: mudar o alvo de lugar várias vezes.
Jogo de Boliche com participação 2 ou mais
crianças.
Jogo de Bola com as mãos em sequência
sem deixar cair.
Jogar a bola e acertar no alvo
Deslizar as bolas vermelhas até abertura, seguindo as faixas.
Passar o laço nos ganchos seguindo o caminho das setas
Colocar os pompons dentro de cada recipiente e depois fechar com a tampa.
Puxar as gominhas coloridas entre dois pauzinhos.
Encaixe das peças de legos de acordo com a
sequência visual (Exemplo: azul- vermelho e amarelo)
Materiais do site http://www.shoeboxtasks.com/
Materiais do site http://www.shoeboxtasks.com/
.
O processo de
aprendizado buscando a compreensão, a organização e a independência. A criança
trabalha num ambiente altamente estruturado que deve incluir organização física
dos móveis, áreas de atividades claramente identificadas, murais de rotina e
trabalhos baseados em figuras e instruções claras.
Pareamento de formas geométricas e encaixe
das peças.
Pareamento de Cores e Sequência Visual e alinhavo das bolas
coloridas.
Pareamento de Cores
Pareamento de Números
Mosaico
Materiais do site http://www.shoeboxtasks.com
Materiais do site http://www.shoeboxtasks.com
As crianças precisam brincar mais.
As brincadeiras e toda riqueza de aprendizado que essas experiências possibilitam, tanto para os filhos quanto para os pais, estão ficando em segundo plano.
A ausência desse potencial lúdico tem relação direta com a avalanche de crianças com distúrbios de aprendizagem ou com transtornos comportamentais.
Uma infância estimulante exige passatempos apropriados (eles variam de acordo com a faixa etária).
De 1 ano a 1 ano e meio
A criança imita sons e reconhece objetos.
Adora brincar de espalhar e guardar tudo. Claro que do jeito dele.
Sugestões de brinquedos:
Caixote com objetos de formas geométricas.
Cubos, círculos e triângulos de plástico ou feltro
Potes e tampas Panelinhas
De 1 ano e meio a 2 anos
A criança já reconhece algumas cores e formas.
Sabe procurar e encontrar objetos que guardou.
Gosta de brinquedos que possa empurrar, puxar, encaixar e explorar com os dedos.
Adora descobrir como as coisas funcionam.
Sugestões de brinquedos:
Brinquedos de montar Bichinhos de plástico Cubos com formas vazadas para encaixar peças similares Carrinhos e caminhões Chaves
De 2 anos a 2 anos e meio (estimule a imaginação dele)
Após os 2 anos a criança começa a descobrir o prazer de brincar com o outro. Ela já é capaz de assimilar muitas palavras ao mesmo tempo, construindo frases completas. Reconhece cores e formas. Compreende perfeitamente o significado da palavra NÃO . Classifica formas, cores e espessuras.
Sugestões de brinquedos:
Blocos lógicos: encontrados em lojas de brinquedos educativos. Possui quadrados, círculos, triângulos e retângulos nas cores primárias, com diferentes tamanhos e espessuras Blocos de madeira com diferentes formas e tamanhos para fazer torres e pequenas construções.
3 anos
Nesta fase, papais e mamães precisam ter bastante disponibilidade para responder a todos os questionamentos da criança - Como? Quando? E a preferida: Por quê? Apesar da linguagem ainda estar em desenvolvimento, seu vocabulário já é bastante extenso. Consegue comunicar-se com perfeição. A coordenação motora fina está mais segura. É nesta fase que a lateralidade (destra ou canhota) normalmente se define.
Sugestões de brinquedos:
Cubos de tecido, onde cada lado existe um treino motor como zíperes, botões e ganchos para abrir e fechar.
Cubos com tamanhos decrescentes e que encaixam-se um dentro do outro, para serem empilhados.
4 anos
Agora a criança apresenta maior coordenação global e conseqüentemente coordenação fina. Começa a se interessar por brincadeiras coletivas e demonstra maior equilíbrio.
Sugestões de brinquedos:
Jogos em equipe com uso de bola e bastões
Bicicleta
Trabalhos manuais, com tesoura de ponta redonda e sob superevisão de adultos
5 anos
Treinamento e motricidade já bem definidos. Descobre a satisfação em tentar resultados diferentes e conseguir realizar trabalhos esteticamente bonitos. A gama de opções cresce bastante. Torna-se mais sociável, descobrindo o prazer de brincar em grupo.
Sugestões de brinquedos:
Modelagem em massinha, argila ou gesso
Canetas e caderno de desenho
Quebra-cabeças
Pular corda
Jogos coletivos com regras e objetivos mais elaborados
6 anos
A criança já é capaz de realizar diversas tarefas sozinha: troca a própria roupa, escova os dentes, dá laço em tênis. Bastante independente, já conhece a função de cada objeto. Surge um interesse maior por jogos eletrônicos e computador. Há bastante polêmica neste sentido, mas bem dosada a tecnologia estimula o raciocínio e o desenvolvimento de estratégias.
Sugestões de brinquedos:
Jogos eletrônicos
Jogos em computador
Bonecos e bonecas
Palavras cruzadas
Jogos com figuras e letras que representem a letra inicial do objeto
7 a 9 anos
Raciocínio lógico pode ser usado quase em sua totalidade, permitindo o trabalho com jogos de estratégias simples.
Sugestões de brinquedos:
Jogo da velha
Jogo de damas
Trilha
10 a 12 anos
Com o pensamento lógico desenvolvido em sua plenitude, pode-se usar jogos mais complexos e estratégias que necessitem de abstração.
Sugestões de brinquedos:
Estratégias de guerra
Batalha naval
Jogos de tabuleiro que forcem cálculos, previsões, custos e lucros Jogos de conhecimento geral com perguntas e respostas das mais diversas áreas.
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